domingo, 1 de março de 2009

Mulheres nos Quadrinhos

Eu não gosto nem aprovo o Dia Internacional da Venda de Eletrodomésticos (a.k.a. Dia Internacional da Mulher). Ano após ano eu escrevi, reclamei, falei, esbravejei. Agora, resolvi mudar de tática. Depois que se sugeriu um projeto coletivo para o Dia da Mulher na F&L, eu comecei a pensar em fazer um meu, mesmo. Pensei em escrever, durante a semana que antecede a data, sobre algumas mulheres que eu admiro.

[E, pela minha habitual procrastinação, eu quase me esqueci do primeiro dia. Agora estou eu, aqui, às 19:30, escrevendo um texto que deveria ter sido publicado esta manhã e escrito há mais de um mês.]

Devo esclarecer que não vai ter uma ordem muito lógica; vou escrever conforme os assuntos aparecerem. Pra começar, vou escrever sobre...


Mulheres nos Quadrinhos

Eu sou uma alucinada por histórias em quadrinhos. Atualmente, também por webcomics (como se pode notar em praticamente todos os últimos posts). Confesso que, no começo, eu torcia o nariz para quadrinhos publicados online. Achava que era apenas um recurso utilizado por desenhistas frustrados que não conseguiam ter suas obras publicadas em papel. Bem, eu não conhecia ainda todo o potencial da internet. Graças ao poder superior da world wide web, no entanto, eu percebi o quanto eu estava equivocada. Descobri diversos artistas fantásticos, alguns que eu já até citei por aqui.

Não quero puxar sardinha, mas as mulheres geralmente me agradam mais. É o caso da Erica Moen, ilustradora do DAR, as tirinhas auto-biográficas que se tornaram minhas favoritas online. Outras boas cartunistas são: Philippa Rice, Olivia Brammer, Nina Paley (que acabou de lançar um longa animado de babar!), Paige Braddock, a criadora de Ugly Girl, que assina simplesmente como 'Nanda', Danielle Corsetto, KT Shy, Meredith Gran, Dylan Meconis e a brasileira Samanta Flôor.

No bom e velho papel, eu tenho uma séria preferência (embora atualmente eu tenha me tornado inegavelmente mais tolerante) por mangás, muitos dos quais podem ser baixados na internet. Alguns nomes (obras mais conhecidas entre parênteses):

Shimura Takako (Sweet Blue Flowers), Nananan Kiliko (Blue), Anno Moyoco (Sakuran), Yazawa Ai (NANA), Ikeda Riyoko (Rosa de Versalhes), Ebine Yamaji (Love My Life), Yokoyama Mayuki (Colégio Feminino Bijinzaka), Watase Yuu (Fushigi Yuugi - única obra dela que eu gosto, aliás; resolvi postar porque gosto bastante), Yuki Kaori (Angel Sanctuary), Saitou Chiho (Shoujo Kakumei Utena), Ogawa Yayoi (Kimi Wa Petto), Umino Chika (Honey & Clover), Igarashi Yumiko (Paros No Ken), Haruno Nanae (Pietá), Sakurazawa Erica (Love Vibes), Okazaki Mari (Shibuya District, Maruyama Neighborhood: After School), Takeuchi Sachiko (Honey & Honey), Amamiya Sae (Plica)...

Ufa! E são só os nomes que eu gosto mais. Tem um universo gigante por aí pra ser explorado. Algumas dessas autoras já foram publicadas no Brasil, então você vai ter dificuldade em encontrar os mangás em português para download - e talvez até mais em inglês, já que as leis internacionais sobre direitos autorais costumam ser mais rigorosas. As mais 'desconhecidas', no entanto, são bem fáceis de encontrar em sites scanlators, como o Lililicious, especializado em yuri manga.


Fora dos Quadrinhos

Vou aproveitar o post 'artístico' pra citar outras artistas que, bem, não mexem com quadrinhos, mas também merecem ser citadas. São elas: Jacqueline Pytyck, Aya Kato e Aubrey Kawasaki.


Se você é chegado em ilustrações, quadrinhos, etc., dá uma conferida geral. Garanto que vale a pena. Falta só o reconhecimento.


[Peço desculpas pelo post sem ilustrações - post SOBRE ilustrações SEM ilustrações é bastante irônico -, mas a minha internet resolveu fazer birra e eu não estou conseguindo upar nada. Tentarei fazer isso mais tarde.]