terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Barretos e a catira

Apesar de eu ter nascido em Barretos e crescido no Parque do Peão, eu nunca assimilei bem a cultura caipira. Não era chegada. Não gostava da Festa nem de rodeios. Só uma coisa - como boa admiradora de danças folclóricas - sempre me interessou: a catira.

A catira é uma dança de origem não definida - especula-se que seja híbrida, de origens africanas, espanholas e portuguesas - executada tradicionalmente no sudeste e centro-oeste do Brasil. É uma dança que mistura batidas de pés e mãos e pulos. Tradicionalmente, é feita em grupos de seis dançarinos (três e três, de frente uns para os outros) mais dois violeiros, mas os grupos podem chegar a ter até dez dançarinos. Em Barretos, particularmente, costuma ter de seis a oito. É originalmente dançada por homens - alguns grupos mantêm a exclusividade -, mas já é possível ver grupos de ou com mulheres.

Esbarrei com um vídeo aqui pela net e lembrei como já faz tempo que eu não assisto a uma dança dessas. Ou seja, tive um acesso de nostalgia e resolvi postar um vídeo de uma catira apresentada em Barretos pelo grupo Espora de Prata. A filmagem é bastante amadora, provavelmente foi feita por alguém que estava assistindo, então não estranhem a câmera virada no início do vídeo.