terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mulheres de Cabul - Harriet Logan



"Antes da chegada dos Talebans, acreditávamos que eles eram enviados do Rei Zahir Shah, que seriam bons e benevolentes. Mas eles chegaram com suas barbas compridas e turbantes negros, mataram o presidetne Najibullah e muitos mujahideen. Eu nem tinha uma burkha, então tive de emprestar uma da vizinha, ir ao bazar e comprar uma pra mim. Muitas outras mulheres no bazar xingavam os Talebans e compravam, pela primeira vez, aquelas coisas ridículas e repressivas. Eu me senti péssima usando aquilo, e ainda me sinto. A burkha me dá dor de cabeça, porque é muito apertada."
[ Trecho do depoimento de Anisa, uma das mulheres entrevistadas. ]




Amo esse livro. Ganhei da minha avó no aniversário do ano passado. Foi feito por Harriet Logan, uma fotógrafa inglesa que, em 1997, entrevistou e fotografou várias mulheres afegãs. Em 2001, após a queda do Taleban, ela retornou ao país e repetiu o processo. O resultado está no livro, e vale a pena ler/ver.

Título original: Unveiled
Subtítulo: Voices of women in Afghanistan
Autora: Harriet Logan
Tradução: -
Editora: Geração Editorial / Ediouro
Assunto: Entrevistas / Fotografias / Reportagem / Sociologia
Edição: -
Páginas: xxii, 106