terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Livreiro de Cabul - Åsne Seierstad



"A irmã mais veha de Shakila, Feroza, cobre parcialmente o casal com uma manta, segurando um espelho na frente deles. Os dois devem se olhar no espelho. Conforme a tradição, é este o momento em que seus olhos se encontram pela primeira vez. Wakil e Shakila olham fixamente o espelho, como devem, como se nunca tivessem se visto antes. Feroza segura o Alcorão sobre suas cabeças, enquanto um mulá lê as bênçãos. De cabeça baixa recebem as palavras de Deus."

Cultura, Oriente Médio, mulheres do Oriente Médio, livro-reportagem. Tudo o que eu gosto. Sou suspeita pra falar, mas achei o livro ótimo, salvo algo tendencioso que provavelmente há.

O livro foi escrito por uma jornalista norueguesa, Åsne Seierstad, que durante algum tempo viveu com uma família afegã. Fala justamente do cotidiano da família em meio ao rebuliço pós-queda do Talebã. O livro foi altamente contestado pelo próprio livreiro, que tempos depois escreveu um livro em resposta, Eu sou o Livreiro de Cabul, sendo que este, apesar de já estar 'velho', eu ainda não li - mas vai ser o próximo que vou comprar.

Em suma, vale a pena.

Título original: Bokhandleren i Kabul
Subtítulo: -
Autora: Åsne Seierstad
Tradução: Grete Skevik
Editora: Record
Assunto: Viagem / Usos e costumes
Edição: 12º
Páginas: 316