segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Paixão Índia - Javier Moro

"Com o menino nos braços, Anita abre passagem entre os criados, que a fitam em silêncio; depois, entrega-o ao eunuco vestido de fúcsia. Este pega-o delicadamente e de repente põe-se a dançar, girando e gingando ao ritmo dos chocalhos costurados na saia e dos pandeiros dos outros. "O bebê é tão forte quanto Shiva, e suplicamos ao Deus todo-poderoso que nos entregue os pecados de suas vidas anteriores...", cantam todos em grupo enquanto os outros se unem à dança. Ao mesmo tempo, o eunuco vestido de fúcsia pega um pouco de pasta vermelha de uma caixinha e com o dedo indicador desenha um ponto na testa do bebê. Com esse gesto simbólico, as culpas anteriores do filho de Anita passam para os eunucos. E eles ficam contentes, porque assim cumprem sua missão, que a Índia das mil castas lhes determinou ao atribuir-lhes o papel de bodes expiatórios. Acabam dançando em honra à mãe, e jogam grãos de arroz sobre a cabeça de Anita. A temperatura sufocante não estraga o ambiente. É uma festa espontânea, improvisada, alegre e ruidosa. Anita, para quem há poucos minutos aqueles indivíduos pareciam estranhos, distantes e temíveis, agora os vê como seus amigos."
.

Paixão Índia conta a história de Anita Delgado, a espanhola que se tornou a maharani Prem Kumari de Kapurthala após se casar com o maharaja sir Jagatjit Singh Bahadur de Kapurthala. Não é nem de longe a mais bem contada das histórias; o estilo de Moro é cansativo e forçado. Mas é interessante para observar a cultura indiana.

O trecho que eu escrevi foi escolhido propositalmente, com a intenção de mostrar a leve participação dos hijras na história.

Um filme baseado no livro, estreado por Penélope Cruz, estava previsto para 2006, mas aparentemente um dos descendentes do marajá se opôs às filmagens, alegando que o livro distorce a realidade.


Título original: Pasión India
Subtítulo: -
Autora: Javier Moro
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Editora: Planeta
Assunto: Biografia / História
Edição:
Páginas: 389